Como sobreviver a um layoff: O Contexto e o Desligamento
Julio Borges
Como sobreviver a um layoff: O Contexto e o Desligamento
Parte 1: O que é um Layoff e o cenário atual
Nos últimos anos, o termo "layoff" tornou-se uma expressão temida no mundo corporativo, especialmente no cenário das empresas de tecnologia e startups.
Mas o que exatamente é um layoff? Em essência, um layoff é a prática de dispensar um número considerável de funcionários de uma organização, muitas vezes de forma temporária, devido a uma série de fatores, como dificuldades financeiras, reestruturação da empresa ou mudanças no mercado.
Essa palavra, antes raramente ouvida, tornou-se cada vez mais comum no contexto das empresas de tecnologia nos últimos anos, à medida que a indústria passou por uma série de altos e baixos. Grandes empresas, especialmente startups, têm enfrentado momentos de layoff devido à escassez de investidores e às flutuações do cenário macroeconômico mundial.
A Evolução dos Investimentos em Startups de Tecnologia
No auge do boom da tecnologia, os investidores estavam dispostos a aportar quantias significativas de capital em empresas que demonstravam crescimento rápido a qualquer custo. Esse fervor pelo crescimento desenfreado inflou o cenário das startups.
No entanto, a paisagem mudou. Os investidores agora demonstram preferência por alocar seu capital em empresas sólidas que conseguem atingir o break-even. Em outras palavras, empresas cuja receita é capaz de cobrir todas as despesas operacionais. Essa mudança reflete um foco na sustentabilidade financeira em vez de crescimento a qualquer custo.
Em 2023, a empresa Blip, onde trabalho, passou por uma reestruturação como esta. Devido a esse cenário, resolvi escrever uma série de artigos para ajudar aqueles impactados.
Parte 2: Fui desligado, e agora?
Este é o segundo tópico da série. Abordo aqui a visão referente a quem foi desligado da sua empresa. Este é um tema muito sensível; ontem você estava trabalhando e entregando o seu melhor, e hoje, de forma repentina, você está desempregado.
Antes de começar, quero expressar minha solidariedade a todos que sofreram desligamentos.
1. Respire fundo, não é o fim da sua carreira
Por mais difícil que o momento seja, não se desespere. Utilize os primeiros dias para reavaliar sua carreira e evite fazer comentários públicos sobre a sua antiga empresa. Sentimentos de decepção e raiva podem levá-lo a expor a empresa, mas isso pode prejudicar sua imagem em processos futuros. O mundo dá voltas; muitas empresas voltam a contratar ex-funcionários.
2. Procure ajuda psicológica
É imprescindível buscar apoio psicológico. O layoff pode gerar sentimentos de culpa e decepção. É importante entender que, muitas vezes, um layoff não reflete o desempenho individual. Busque ajuda profissional para se restabelecer emocionalmente.
3. Utilize a sua rede de contatos no LinkedIn
Cerque-se de uma rede de apoio.
- Faça uma postagem declarando que está #openToWork.
- Entre em contato com ex-colegas e peça recomendações.
4. Avalie novas oportunidades
Nem sempre uma demissão é o fim do mundo. Pode ser uma oportunidade para:
- Considerar cargos de liderança (para seniores).
- Focar em desenvolvimento (para juniores).
- Empreender, se tiver uma ideia e o sonho de começar algo próprio.
Conclusão
Lembre-se: o nosso maior desafio como profissionais é sermos protagonistas de nossas carreiras. Um momento delicado como este não pode nos impedir de evoluir.
Gostou desse artigo?
Inscreva-se na minha newsletter para receber conteúdos técnicos e insights de liderança toda semana.